Páginas

sábado, 30 de julho de 2011

Vá pra cozinha rapaz!!


Cozinhar certo para comer bem não é privilégio só delas! Confira algumas dicas de como se dar bem na cozinha.




Já não é de hoje que os homens ganharam espaço na cozinha e tomam a frente na hora de elaborar pratos e receitas para a família. Muitas vezes o interesse surge quando esse indivíduo se vê diante da necessidade de cozinhar para si mesmo, seja pela vida solteira ou até por conta da rotina diferente dos demais membros da família.







Mas e a qualidade dessa alimentação?

Pratos congelados, semi-prontos, ou lanches de preparo rápido sem a devida qualidade nutricional... A praticidade pode se tornar inimiga número 1 da alimentação saudável e balanceada dos homens (e mulheres) que são responsáveis pela sua própria refeição. Fritar, por exemplo, é bem mais rápido do que assar, grelhar ou cozinhar e, nesse caso, o óleo em excesso e a gordura serão vilões do emagrecimento e peso ideal.

"é importante para o homem moderno saber cozinhar e comer bem quando não há assistência feminina”

Fazer Tudo no Micro-ondas?

É um ótimo eletrodoméstico que auxilia bastante no dia a dia para aquecer os alimentos, porém, não é nada recomendável você aposentar o fogão e adotar o micro-ondas como “carro-chefe” de sua cozinha para preparação das refeições. Outra desvantagem refere-se ao hábito de esquentar alimentos em recipientes de plástico, pois, segundo estudos da Universidade Missouri-Columbia (EUA), algumas substâncias são desprendidas contaminando a refeição preservada no recipiente. 


Dicas Saudáveis

Algumas ações podem proporcionar mais praticidade para sua vida sem deixar de lado a qualidade da alimentação balanceada. É importante para o homem moderno saber cozinhar e comer bem quando não há “assistência feminina”. Os produtos e alimentos artificiais, não atendem, de forma ideal, as necessidades do organismo, que fica mal nutrido, enfraquecido, sem resistência e mais sujeito às doenças. Nesta categoria estão o açúcar, os doces, as bebidas artificiais, a margarina, os enlatados e embutidos em geral. Produtos práticos e gostosos, mas nada saudáveis devem ser evitados. O que pode fazer a diferença é a escolha dos alimentos e, até mesmo, algumas substituições são fundamentais. Confira algumas dicas:

* Troque a panela – As do tipo teflon são ideais para frituras, pois não necessitam de óleo.



* Troque o artificial pelo natural – Se você não possui aqueles aparelhos extratores de suco na sua casa, não tem paciência para cortas as frutas e bater no liquidificador e vê no suco em pó a solução para sua sede, saiba que há uma opção melhor e tão prática quanto: os sucos concentrados, que são preparados apenas com a adição de água. 


* Troque o refinado pelo mascavo – O açúcar mascavo é um alimento obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém-extraído e, ao contrário do refinado, este processo elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. Por isso, o mascavo mantém as vitaminas e sais minerais da cana-de-açúcar. 


* Troque o habitual – se você adota a salsicha como sua mistura principal durante a semana por causa da praticidade, procure alternar isso com outros alimentos tão fáceis de preparar quanto (e mais benéficos). O ovo, por exemplo, é um alimento rico em nutrientes, proteínas de alto valor biológico, em vitaminas do complexo B, como a B12, vitamina A e carotenóides (como a luteína e zeaxantina, que exercem efeitos antioxidantes). Contém ainda minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco. Pode ser cozido facilmente e incorporado às refeições.


* Troque alimentos prontos pelos feitos em casa – Alguns produtos como a lasanha industrializada contém alto teor de conservantes e sódio, prejudicial à saúde e emagrecimento. Portanto, prefira fazer a sua própria lasanha (ou outras preparações), com ingredientes frescos e mais nutritivos.


Se você acha que irá “gastar” seu tempo à toa com práticas ou escolhas mais saudáveis, lembre-se que esse tempo pode justamente representar longevidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Espero seu comentário!!